A arte de conquistar a atenção do seu cliente

A tecnologia definitivamente mudou o comportamento do consumidor. Antes da internet, a mídia impressa, o rádio e a televisão exerciam uma espécie de ditadura da comunicação, onde a marca que estivesse mais presente no dia a dia das pessoas acabava tendo maior influência sobre a decisão de compra.

Com a chegada da internet, os grandes veículos de comunicação tiveram que começar a disputar atenção com um novo tipo de mídia que não exigia atenção de seu público, bem pelo contrário, que estava ali disponível a qualquer momento para buscar sobre qualquer assunto.

Essa liberdade de acesso tornou o computador a vitrine do consumidor e o oráculo para consultar sobre qualquer coisa, como onde comprar o aparelho de televisão mais barato ou onde levar a namorada no sábado a noite para um jantar romântico.

Em  2014, a quantidade de residências conectadas a internet chegou a 32,3 milhões, 50% da população brasileira¹

Muitas empresas criaram sites, lojas virtuais e marcaram sua presença em redes sociais para atender às expectativas deste novo consumidor, cada vez mais informado e conectado. Mas será que tudo isso garante que você conquiste a atenção de seu cliente?

Quando as pessoas assistiam apenas TV a audiência era disputada no horário nobre, quando a internet chegou aos desktops passou a ser nos horários de lazer, mas com a chegada dos smartphones, passou a ser a qualquer hora. Isso mesmo, neste exato momento sua empresa está concorrendo com muitas outras pela atenção de seu cliente.

Em 2015, mas de 53% das buscas no Brasil, feitas no Google Search, foram de dispositivos móveis²

Segundo o ThinkWithGoogle, centro de pesquisas Google sobre o comportamento do consumidor digital, vivemos atualmente a revolução dos micro-momentos, ou seja, a atenção das pessoas está cada vez mais fragmentada em pequenos momentos. Com o acesso a internet pelo smartphone, as pessoas não esperam mais chegar na frente de um computador para pesquisar sobre qualquer assunto. Qualquer hora é hora e esse imediatismo pode ser uma grande oportunidade para captar a atenção do consumidor para seu negócio, se bem aproveitado.

Mas como estar disponível para o meu cliente a qualquer momento? Em primeiro lugar, você tem que mudar a cultura de seu negócio e não entender a internet apenas como uma vitrine virtual. A Internet é um canal social de comunicação e as pessoas vão querer interagir com você, e se não for diretamente com seu negócio, será com os seus clientes ou concorrentes.

Os usuários de smartphone no Brasil, olham, em média, mais de 86 vezes por dia para os seus telefones³

Faça do site e da rede social filiais digitais do seu negócio e não esqueça de manter seu cadastro atualizado em grandes bases de pesquisa. Uma dica é cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, pois desta forma, a sua empresa será facilmente encontrada sempre que alguém pesquisar sobre o seu negócio, seja no computador ou no smartphone.

E para finalizar, participe de alguma rede que permita você se aproximar de seus clientes. O SpotFinder, por exemplo, é um aplicativo que facilita o acesso das pessoas aos locais próximos dependendo do seu interesse no momento (almoçar, se divertir, ir às compras…), e pode aproximar sua empresa de seus clientes sempre que tiverem interessados naquilo que você tem para oferecer. Instale gratuitamente o SpotFinder em seu smartphone e experimente anunciar para quem está próximo de você!

Fontes:

1, 2 – ThinkWith Google
3 – Cetic.br – TIC Domicílios 2014